Netherlands Software Metrics Association - NESMA

O que é NESMA?

A NESMA – Netherlands Software Metrics Association (Associação de Métricas de Software da Holanda) é uma organização similar ao IFPUG, fundada em 1989, também composta por voluntários, que mantém seu próprio Manual de Práticas de Contagens.

A NESMA reconhece três tipos de contagem de pontos de função:
- Contagem de pontos de função detalhada
- Contagem de pontos de função estimativa
- Contagem de pontos de função indicativa


Os métodos estimativo e indicativo para a contagem de pontos de função foram desenvolvidos pela NESMA para permitir que uma contagem de pontos de função seja feita nos momentos iniciais do ciclo de vida de um sistema. A contagem indicativa da NESMA é também conhecida no mundo como "método holandês".

Contagem Detalhada
determina-se todas as funções de todos os tipos (ALI, AIE, EE, SE, CE) determina-se a complexidade de cada função (Baixa, Média, Alta) calcula-se o total de pontos de função não ajustados.



Contagem Estimativa
Determina-se todas as funções de todos os tipos (ALI, AIE, EE, SE, CE)
toda função do tipo dado (ALI, AIE) tem sua complexidade funcional avaliada como Baixa, e toda função transacional (EE, SE, CE) é avaliada como de complexidade média calcula-se o total de pontos de função não ajustados.
Logo, a única diferença em relação à contagem usual de pontos de função é que a complexidade funcional não é determinada individualmente para cada função, mas pré-definida para todas elas.

Contagem Indicativa

determina-se a quantidade das funções do tipo dado (ALIs e AIEs) calcula-se o total total de pontos de função não ajustados da aplicação da seguinte forma:
tamanho indicativo (pf) = 35 x número de ALIs + 15 x número de AIEs. Portanto esta estimativa é baseada somente na quantidade de arquivos lógicos existentes (ALIs e AIEs). A contagem indicativa é baseada na premissa de que existem aproximadamente três EEs (para adicionar, alterar, e excluir dados do ALI), duas SEs, e uma CE na média para cada ALI, e aproximadamente uma SE e uma CE para cada AIE.

NESMA aliada a boas práticas para aquisição de software

Adquira o "valor" correspondente ao capital investido

Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada empresa e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.
Suportes de benchmarking apoia a avaliação na fase de seleção da proposta apresentada por Fornecedores. Este procedimento não só oferece suporte a seleção da proposta mais barata, ajuda a conseguir o melhor negócio dado o impacto dos outros fatores no resultado final. Isso evita a armadilha de selecionar a proposta mais barata e depois descobrir que não fez bom negócio. Algumas ferramentas de apoio para a prática do benchmarking: Galorath SEER-SEM, ISBSG e QSM.

Desenvolvimento de Software com Outsourcing

Terceirização e contratação de projetos de desenvolvimento de software e manutenção continua a ser uma tarefa difícil para muitas organizações. A habilidade de formatar o 'Request for Proposal (RFP) ' é determinante para a escolha correta dos fornecedores. Estas organizações buscam a formatação de questionários que lhes permitam comparar os fornecedores de forma objectiva, selecionando as empresas mais adequadas para a licitação. Na prática, muitas empresas fazem uso do RFP, porém em muitos casos selecionam fornecedores inadequados, colocando em risco o projeto. Cliente e Fornecedores precisam falar a mesma língua, o Cliente deve dar o máximo de informações sobre o projeto, incluindo um desifn funcional detalhado.
A terceirização pode ser um sucesso se os Clientes apresentarem uma RFP realista e Fornecedores apresente propostas com base em unidades mútuas acordadas.

Focar na produtividade ou medição?

A melhoria da produtividade é um dos pilotos mais importantes para o crescimento e sucesso. Para ser capaz de vender mais produtos (ou simplesmente para permanecer no negócio), as organizações desejam baixar o preço de seus produtos e serviços, ao passo que as margens de lucro permanece a mesma ou aumenta. É fundamental que haja o aumento da produtividade do trabalho ao longo do tempo. A produtividade é um dos termos econômicos mais importantes a ser analisado. Embora nas maiorias dos casos serviços são adquiridos através da comparação da unidade de preço (Ex: 1 hora de desenvolvimento = R$100,00), a produtividade é determinante para a formação do preço final. Definimos como produtividade do trabalho como valor dos bens e serviços produzidos em um período de tempo, dividido pelo número de horas de trabalho utilizados para produzi-los. As diferenças na produtividade das empresas orçadas podem facilmente superar diferenças na taxa de hora entre elas, o que significa que as empresas que oferecem as menores taxas de hora pode não ser a mais vantajosa. Por outra lado, a empresa com a maior taxa de hora pode não ser a mais cara. Medição da produtividade em conjunto com o benchmarking é, portanto, uma atividade fundamental para todas as empresas de software.
A medição é a primeira atividade a ser realizada quando você quiser controlar ,gerenciar ou melhorar alguma coisa. Se você deseja se tornar mais produtivo, você simplesmente tem que medir.

Controle do Projeto

Esteja ciente dos desafios esperados desde o início, ao iniciar o projeto começa. Comece a usar métricas objetivas e comparáveis ​​que suportam iniciar e planejar projetos. Não importa se adotou processos de desenvolvimento em cascata ou método ágil, o importante é estar focado nos objetivos a ser alcançado no ciclo de vida do projeto.
Nesma e de benchmarking bancos de dados como o Software de Benchmarking Standards Group International (ISBSG) ajuda a padronizar métricas básicas. Quando o tamanho funcional é conhecido, em seguida, outras medidas, como produtividade, qualidade, custos e tempo de mercado pode ser expressa em formas objectivas e comparáveis.
Depois que os planos do projeto são feitas ou o alto nível backlog é criada a execução do projeto começa com as fases de construção ou sprints de desenvolvimento. Você ou sua equipe tem de fornecer insights sobre o progresso. Infelizmente, muitas vezes os custos ou horas gastas são as principais medidas de progresso de um projeto. Estes são, no entanto, as restrições que precisam ser gerenciadas durante a execução do projeto. Os objetivos do projeto deve ser expresso em termos de valor de negócio da funcionalidade que é entregue. Os stakeholders muitas vezes priorizam estas funcionalidades baseadas na poupança ou aumentos de receitas que são o resultado do uso da solução de TI. Assim, a funcionalidade entregue é o que as partes interessadas estão interessadas ​​e devem ser acompanhadas e comunicadas.

Estimando com FPA?

Estimativa é o processo de predizer o uso mais realista de esforço necessário para desenvolver ou manter software com base na entrada incerta e / ou incompletos. Normalmente, as estimativas de esforço são demasiadamente otimistas, além do excesso de confiança em sua precisão. A maneira de lidar com isso é usar FPA como base do processo de estimativa. Como FPA é um padrão de tamanho com certificação ISO, a incerteza é reduzida e isso apoia o processo de estimar a tornar-se mais confiável. Entretanto, esteja ciente de que o processo de estimativa envolve muito mais do que apenas a realização de uma contagem de pontos de função.
Há duas possibilidades para usar FPA para estimar:
- Utilizar as suas próprias taxas históricas de produtividade, ou
- A organização utiliza a taxa de produtividade média relevante de seu segmento de indústria (benchmark).
Ao usar FPA no processo de estimar os índices de produtividade históricos da organização são muito úteis. A taxa de entrega, taxa de produtividade ou projeto é definido da seguinte forma:
"o número de horas de desenvolvimento necessárias, em média, para realizar um ponto de função".
Estes índices de produtividade são baseadas em experiências em projetos anteriores. Isto tem a enorme vantagem de que o orçamento estimado para o projeto é baseado no desempenho real da organização em projetos semelhantes no passado.
Esta é a forma como ele funciona em poucas palavras: Calcular o tamanho funcional do projeto em número de pontos de função;
Determina a taxa de produtividade projeto esperado;
Determina a taxa de produtividade padrão para o ambiente de desenvolvimento;
Determina a taxa de produtividade projeto esperado com base em circunstâncias especiais;
Multiplica o número de pontos de função pela taxa de produtividade esperada do projeto;
O resultado fornece uma primeira base para o orçamento do projeto;
Deve-se acrescentar horas para atividades que não estão incluídos na taxa de produtividade padrão;
Às vezes a taxa de produtividade das organizações não está disponível. Este será o caso se uma organização começa a usar FPA. Nesse caso, ainda não existe qualquer história da taxa de produtividade de seus projetos. O mesmo se aplica nos casos de terceirização quando a organização recebe uma proposta de um fornecedor. Muitas vezes a taxa de fornecedores produtividade é desconhecida. Em ambos os casos, é aconselhável começar usando padrões da indústria. No entanto, NESMA aconselha a começar a gravar a sua própria ou a fornecedores taxa histórica de produtividade o mais cedo possível, porque é mais confiável do que os benchmarks da indústria.
Mas a indústria de software não vive apenas na busca da produtividade, devemos lembrar da qualidade do produto e o prazo previsto da entrega. Uma visualização bem conhecida dos fatores que afetam a estimativa do projeto de software é o triângulo do projeto, conhecido também como "DevilsTriangle". Dentro desse triângulo existem quatro métricas fundamentais: Tamanho do produto, custo do produto, prazo de entrega e qualidade do produto. Todas estas métricas fundamentais influenciam mutuamente. Portanto, não há tal coisa como apenas um bom resultado para uma estimativa. Isto tem um grande impacto sobre a estimativa. Diferentes conjuntos de valores assumidos das métricas fundamentais irão resultar em diferentes resultados para a duração projetos, qualidade e custo. Não haverá um grande número de cenários para a execução de um projeto.
A eficiência e confiabilidade do processo de estimativa pode ser significativamente melhorado por meio de ferramentas que estimam, projetados especificamente para apoiar o processo de estimativa. Ferramentas de identificação de riscos (What if), devem ser utilizados durante o trabalho. Os cenários captados através da ferramenta são utilizados para otimizar o projeto. Nos diferentes cenários, diferentes valores das métricas de núcleo são aplicados. Comparação dos cenários resulta na escolha ideal, alinhado com as prioridades do cliente. Uma outra vantagem dessas ferramentas é que elas normalmente facilitam o acesso aos dados de referência. Isso ajuda a avaliar o resultado da estimativa da validade e da competitividade. Uma estimativa deve ser uma previsão correta para o orçamento necessário de um projeto, especialmente no caso de terceirização de projetos. Em relação à terceirização, um Cliente precisa de garantia de que a estimativa feita pelos Fornecedores é justa e suficiente para o trabalho. Além disso, surpresas durante a execução do projeto deve ser evitada. Para este fim, NESMA criou um documento que descreve o conteúdo de uma estimativa bem escrito:. Partindo das estimativas (BOE). O objectivo principal do BOE é fornecer padrão comum para escrever uma estimativa. O BOE também foi apresentado ao AACE Internacional de Gestão de Custo Total (TCM) Frameworks. AACE Internacional aprovou e incluiu como prática recomendada, reconhecendo-o como um componente necessário de uma estimativa de custos de TI.

Dimensionamento

O tamanho de um sistema de informação, produto ou projeto é a base para todas as áreas de aplicação, tais como estimar o desenvolvimento do sistema, medir a produtividade, benchmarking e controle do projeto. Dentro do campo do desenvolvimento e da gestão do sistema, existem várias maneiras de medir o tamanho. Alguns métodos são ISO-padronizados, que oferece uma vantagem significativa no que diz respeito ao uso e gestão global do método.
Ao escolher um método de dimensionamento os seguintes critérios desempenha um papel:
Independência Pessoa : independente de quem irá realizar a medição;
Reprodutibilidade : uma vez realizada a medição, o resultado da medição não muda, mesmo que medido outras vezes;
Comparabilidade : o tamanho dos diferentes sistemas devem ser comparados uns com os outros;
Independência da tecnologia : não importa o ambiente técnico, o sistema é construído. Aspectos técnicos não devem de forma alguma ter influência sobre o tamanho a ser medido;
Aplicabilidade numa fase precoce , a medição deve ser realizado não apenas no momento da entrega do sistema. Quanto mais cedo medir, melhor a sua monitoraração à produtividade e orçamentos;
Simplicidade: a unidade deve ser fácil de entender;
À prova de futuro: também na introdução de novas tecnologias, os dados devem ser significativa e diretamente aplicáveis;
A expressão de valor do usuário: a unidade diz algo sobre a funcionalidade oferecida ao usuário;
Norma ISO.

Curso de NESMA

Objetivo

Este curso tem como objetivo formar profissionais que pretendem atuar na área de estimativas de software utilizando a técnica NESMA. Após o treinamento, o participante estará apto a efetuar as contagens e validações de contagens do tamanho funcional de projetos de desenvolvimento e melhorias de software, dentro dos padrões estabelecidos pelo NESMA.

Público Alvo

Gerentes de Projetos, Coordenadores de Sistemas, Arquitetos, Auditores, Analistas de Sistemas, Programadores, Analistas de Requisitos, Analistas de Negócios, Analistas de Qualidade, Documentadores e outros profissionais envolvidos no processo de estimativas de software que pretendem melhorar a previsibilidade das estimativas de esforço, custo e prazo de desenvolvimento e manutenção de projetos de software.

Conteúdo Programático

O que é NESMA, História da NESMA, Objetivos da NESMA, Contagem Indicativa, Contagem Estimada, Projetos de Melhoria, Fator de Impacto, Regras (Funções Incluídas, Funções Alteradas e Funções Excluídas, Complexidade das Funções de Dados, Complexidade das Funções de Transação, Aplicabilidade, Regras Adicionais, Exercícios Práticos, Questões para fixação (Conceitos: 15 questões) e Estudos de Caso (Contagem de 2 Projetos de Melhoria).

Saiba mais

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